Treinamento de Vendas – Transformando um grupo de pessoas em Equipe de Alta Performance.

Como transformar um grupo de pessoas em uma Equipe de Alta Performance?

Antes de dar início o treinamento, é imprescindível fazer um diagnóstico da atuação presente da área de vendas, isso inclui uma avaliação das pessoas, do processo de vendas e os principais indicadores de resultado.

Além de ser uma forma interessante de construir uma base de conhecimento sobre as particularidades do seu negócio, esse mapeamento irá determinar quais são os pontos fortes e fracos do time, mostrando o que deve ser reforçado pelo curso e que aspectos podem ser abordados mais superficialmente por já serem de conhecimento geral da equipe de vendas.

Dessa maneira, evita-se perder tempo com questões desnecessárias e é possível focar problemas mais relevantes dentro do seu time em particular.

Um bom ponto de partida é a avaliação dos resultados de cada gerente e dos seus vendedores. Equipes formadas por vendedores com resultados muito heterogêneos, normalmente apresentam oportunidades de aumento de produtividade.

Os treinamentos visam: transmitir conteúdo para gerar conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e/ou uma mudança de atitude. Após o seu diagnóstico inicial, estabeleça as prioridades de treinamentos na sua empresa a partir dos objetivos almejados.

Se os vendedores novatos demoram mais de 3 meses para bater a meta mensal de vendas, talvez você precise implantar um programa de treinamento para novos vendedores com o objetivo de diminuir o tempo de aprendizagem.

E ainda, se o volume de vendas de uma linha de produto está baixo, pode estar faltando um treinamento técnico do produto, etc.

Sempre separamos o treinamento em temas relacionados a cada objetivo é essencial para o seu sucesso, caso contrário, corre-se o risco de realizar uma atividade muito abrangente e que não promove os resultados esperados. Sendo assim, é importante entender que fatores são relevantes nas vendas no seu negócio.

Avalie o seu processo de vendas desde a prospecção até o pós-vendas e mapeie as fases que a equipe apresenta baixa conversão, priorizando esses temas. Alguns deles podem ser:

• Como os vendedores estão prospectando clientes? E quais práticas tem gerado mais resultados?

• A equipe sabe apresentar as características e benefícios do produto?

• Como os vendedores organizam os dados e fazem follow-up com a sua carteira de cliente?

Segmentar o treinamento dessa forma também vai ajudar sua equipe a entender cada etapa do processo de vendas e, assim, agir da maneira certa em cada momento.

Não adianta apenas capacitar seus funcionários e não avaliar os efeitos e a continuidade do treinamento. Para que ele seja realmente efetivo, é preciso avaliar a atuação do time de vendas constantemente, identificando problemas, variações muito grandes nos resultados e possíveis melhorias.

Possuímos uma equipe especialista em vendas, capacitada e com larga experiência para fornecer treinamento específicos para a equipe de vendas da sua empresa.

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