EDUCAÇÃO CORPORATIVA

EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS EMPRESAS

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas integrada com a gestão de conhecimento em que é orientada à estratégia de longo prazo de uma empresa.

Em outras palavras, a educação corporativa é muito mais do que um simples treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra oferecido por uma empresa aos seus funcionários.

No caso, trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.

Logo, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas. E também ao aumento da competitividade de seus produtos ou serviços.

Nesse contexto, a educação corporativa vem crescendo a passos largos no Brasil. Cada vez mais se torna crescente a necessidade de treinamento no meio empresarial com foco real no alcance de resultados.

Líderes e colaboradores precisam reciclar seus conhecimentos e se valerem do aprendizado contínuo para melhorarem o tempo gasto nas tarefas do dia a dia e conquistarem maiores objetivos.

Para tornar isso real, a primeira coisa é entender que a empresa não é a única detentora do conhecimento. É necessário identificar potencial nos funcionários, e assim, incentivá-los a buscar cada vez mais inovação e novos conteúdos.

Outro ponto importante é a tendência que os modelos organizacionais se tornem cada vez menos formais, facilitando a interação e comunicação entre as pessoas no meio.

Essa tendência já é uma realidade para muitas empresas atualmente.

Quando a educação corporativa nas empresas é bem realizada, há maior eficiência na tomada de decisão, mais rapidez na resolução de tarefas no dia a dia e potencial melhoria na comunicação interna.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Como falei anteriormente, a educação corporativa é um sistema de conhecimento que tem como objetivo formar e instruir colaboradores de uma empresa com o intuito de aumentar as chances de sucesso da organização.

No entanto, a educação corporativa nas empresas pode ser trabalhada de acordo com diversas finalidades distintas entre si.

Logo, aprimorar resultados e aumentar as chances de sucesso de uma empresa podem ser traduzidos a partir de alguns objetivos que a educação corporativa pode trabalhar:

  • Desenvolver atitudes e comportamentos a serem seguidos;
  • Desenvolver habilidades direcionadas ao ramo da empresa;
  • Integrar colaboradores com a cultura empresarial;
  • Melhorar a produtividade de equipes;
  • Aprimorar a gestão de tempo de colaboradores;
  • Desenvolver competências de gestão e liderança;
  • Instruir colaboradores a operação de equipamentos de forma adequada;
  • Ensinar colaboradores a realizarem procedimentos de maneira correta e efetiva;
  • Apresentar sistemas e procedimentos de Segurança no Trabalho;
  • Qualificar colaboradores de forma contínua, a partir de mudanças do mercado;
  • Demonstrar a totalidade da cadeia de negócios da empresa.

Esses são alguns dos principais objetivos da educação corporativa nas empresas. É claro que isso varia de empresa para empresa, visto que cada uma tem sua peculiaridade.

No entanto, na grande maioria das vezes, a empresas buscam com a educação corporativa agilidade e qualidade na aquisição de objetivos, melhorando e otimizando seus resultados.

Fonte: Edools

O TEMA AQUI ABORDADO É UM MÓDULO DO CURSO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA INTEGRADA

Preencha seus dados no formulário abaixo e ganhe bolsa de estudo para aprender todo esse conteúdo.


100% de privacidade garantida.